08/11/2018 - 20h53

Semae realiza visita às instalações do primeiro turbogerador do Estado

O Semae realizou nessa quarta-feira (7) uma visita às instalações do turbogerador em implantação na rede de abastecimento de água da Cohab Feitoria. Na ocasião, estiveram presentes representantes da comunidade, colaboradores do Semae, vereadores e o prefeito Ary Vanazzi.

Durante a atividade, Vanazzi salientou a relevância dos investimentos que vêm sendo feitos pela autarquia. De acordo com ele, as melhorias de infraestrutura colocam a cidade em evidência, tornando-a atrativa para a instauração de novas empresas, além de melhorarem a qualidade de vida dos moradores.

O turbogerador anfíbio apresentado pelo Semae foi desenvolvido pela leopoldense Higra. Ele faz parte do acordo de cooperação estabelecido pelo município com a cidade portuguesa de Viana do Castelo, a partir do Programa de Cooperação Urbana Internacional da União Europeia, América Latina e Caribe (IUC LAC).

O equipamento, que também será instalado pela comunidade lusitana, garante o máximo aproveitamento hidroenergético. Ele irá controlar a pressão das redes – evitando o rompimento das tubulações – ao mesmo tempo em que gerará energia elétrica com o movimento de suas turbinas.

Na visita, o diretor de Manutenção Hidráulica e Eletroindustrial da autarquia, Everson Gardel, explicou que o turbogerador também integra uma das etapas do programa Semae Sustentável. "O projeto contempla a redução das perdas de água e a diminuição do consumo de energia elétrica. Os resultados que temos alcançado nos permitem fazer investimentos como este, com recursos próprios, aperfeiçoando todo o nosso sistema", comentou.

O diretor-geral do Semae, Anderson Etter, informou que a autarquia divide com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) o pioneirismo na instalação desta tecnologia – não só no Brasil, mas no mundo todo – e destacou o esforço das equipes de São Leopoldo para alcançar a eficiência nos trabalhos prestados à comunidade. "Nós queremos garantir um serviço público de qualidade aos leopoldenses. E vamos defendê-lo. As melhorias passam por ações como esta. Investimentos como este devem ser comemorados e compartilhados. Afinal, estamos exportando nossos modelos para a Europa", concluiu.

14/11/2018   Feriado da Proclamação da República

08/11/2018   Semae economiza R$ 2,3 milhões com repavimentação em um ano

01/11/2018   Feriado nessa sexta-feira (2)

30/10/2018   Tem início a 17ª SIPAT do Semae